Conceitos e definições fundamentais
A Reabilitação Intestinal é necessária em crianças que sofreram perdas intestinais extensas, ou possuem doenças do trato digestivo que as deixam incapazes de absorver os nutrientes necessários, tornando-as dependentes de suporte nutricional parenteral.
Alguns pacientes podem já ter suspendido a nutrição parenteral, porém continuam com déficits nutricionais de macro e/ou micronutrientes, mantendo atraso no crescimento e desenvolvimento. Estes pacientes também se beneficiam do acompanhamento da equipe de Reabilitação Intestinal para tratar e evitar tais deficiências, permitindo o desenvolvimento adequado das crianças.
Nutrição Parenteral
A Nutrição parenteral é uma maneira de suprir as necessidades de nutrientes, líquido e eletrólitos em situações em que o trato digestivo está impedido de realizar suas funções. É considerada um tratamento indispensável pois permite a sobrevivência de crianças que, sem ele, morreriam precocemente. Porém, está relacionada ao risco de complicações, sendo as mais importantes a insuficiência hepática, infecções graves e trombose das veias utilizadas para a nutrição parenteral, por isso o tratamento em centro especializado é tão importante.
A Nutrição Parenteral deve ser iniciada assim que o estado clínico da criança permitir, e é planejada de forma personalizada para atingir as necessidades individuais dos pacientes. Geralmente iniciada com infusão contínua em 24 horas, 7 dias por semana, sendo aos poucos readequada tão logo o paciente possa receber alimentação por boca ou sonda.